Engana-se quem pensa que alfaiataria é um estilo, peça de roupa ou tecido. Esse trabalho feito há séculos é um conjunto de técnicas aplicadas as quais trouxeram elegância e uma aura refinada para as suas peças.
O que é uma peça de alfaiataria?
Não há melhor forma de dizer o que é alfaiataria, se não um estilo de corte com características bem marcadas e complexas, com um acabamento elaborado. As roupas de alfaiataria esbanjam elegância e suas modelagens são bastante alinhadas.
Quais os tipos de tecido de alfaiataria?
A técnica da alfaiataria trouxe produções mais sérias, compostas por peças estruturadas e de cortes retos. Por isso, não são todos os tecidos que garantem o resultado esperado. Se você ainda tem dúvidas sobre quais são os tecidos mais recomendado para confeccionar essas peças, confira a lista abaixo:
- Oxford;
- Jacquard;
- Crepe de alfaiataria;
- Zibeline;
- Linho;
- Lã fria;
- Gabardine;
- Cambraia.
Quais são as principais características das peças de alfaiataria?
O que é alfaiataria, se não um sinônimo de sofisticação e de bom gosto, não é mesmo? Para isso, as peças feitas com essa técnica possuem algumas características peculiares.
Originalmente, essas peças eram feitas sob medida pelos alfaiates, que modelavam a roupa no corpo do cliente com medidas precisas, garantindo o encaixe perfeito. No entanto, a técnica evoluiu e vem sendo industrializada, adaptando a crescente demanda com medidas padronizadas seguindo os tamanhos que já conhecemos.
Outra característica é o caimento. Atualmente, mesmo sendo produzidas com medidas padronizadas, o vestir fica impecável. O caimento respeita a anatomia e acompanha o corpo sem perder os movimentos. Por isso, as peças apresentam vincos auxiliares, recortes, costuras embebidas e mangas com duas folhas.
Os detalhes são características que não passam despercebidas. Costuras invisíveis, forro, simetria, passadoria em cada molde são processos fundamentais na alfaiataria.
Como usar peças de alfaiataria?
Esse conceito evoluiu demais e hoje, além das tradicionais peças como blazer, calças e camisas em tecidos planos, a técnica vem sendo aplicada em outros tipos de tecido, inclusive malha, com modelos desconstruídos que se propõe a se vestir os mais diferentes estilos, do clássico ao moderno. Essa evolução interessante que democratizou essa técnica garante produções de tirar o fôlego.
1- Combinando com blusas casuais
É possível dar uma repaginada no visual com alfaiataria adicionando peças mais easy going. Brincar com as texturas também é um caminho para atualizar a produção sem muita burocracia.
Para dias mais quentes, diminua os comprimentos e aposte nos croppeds. As peças por serem mais curtas, já acrescentam um aspecto mais cool ao visual. Portanto, é uma opção para apostar tanto com calça, saia ou vestido. Blusas com tecidos mais leves também fazem um bom par ou um trio especial quando usadas com uma parte de baixo em estilo alfaiate e até com um colete para arrematar.
2- Em um visual uniforme
Desde que Chanel colocou seu famoso tailleur para jogo, o mundo dos conjuntinhos ganhou outro status. A cada temporada esse clássico ganha um fôlego novo. No look alfaiataria da vez, o blazer aparece em uma versão mais curta e com bolsos. O mood utilitário é um dos responsáveis por dar um refresh na peça e consagrar uma das últimas tendências.
No quesito paleta de cores, investir nos tons neutros é uma aposta certeira. Mas nada impede que você ouse com roupas em tons de vermelho, rosa e bege. Duas peças estampadas também formam uma dupla imbatível quando o assunto é criar um visual uniforme. Listras e xadrez são os prints que não perdem sua majestade jamais e, agora, estão mais em alta do que nunca.
3- Em looks preto e branco
Versátil que só ele, um bom visual preto e branco é opção para todas as horas. Afinal, quando o assunto é alfaiataria, a dupla de tons se mostra como uma opção perfeita tanto para um office look como para um mix mais descontraído.
Roupas como uma camisa branca, um short de alfaiataria ou uma calça reta são essenciais para montar uma produção atemporal que esbanje elegância. Elas são perfeitas quando usadas em looks e também são ótimas pedidas para montar aquele match de estilo à prova de defeitos.