Sobre Louis Vuitton
Como tudo começou
Louis Vuitton nasceu 4 agosto de 1821 em Anchay, na França. Sua família era de origem pobre e trabalhadora, ele perdeu a mãe aos 10 anos de idade e seu pai com 13 anos, Louis Vuitton saiu de casa sozinho e a pé para viver em Paris. Foram dois anos de viagem e mais de 420km caminhados.
Ele chegou a Paris em 1837, conseguiu um trabalho na oficina de fabricação de malas do Monsieur Maréchal e aprendeu muito rápido construir malas e baús resistentes. Louis trabalhou neste ateliê por 16 anos então a condessa espanhola Eugenia de Montijo, esposa do imperador Napolão III, contratou o jovem Louis Vuitton para ser seu fabricante de malas e baús exclusivo. Com esse trabalho que ele teve contato com a elite parisiense, e então resolveu abriu seu próprio ateliê, com o nome de Maison Louis Vuitton Malettier.
A expansão internacional e o fecho marca registrada
Em 1875 Louis Vuitton abriu a primeira loja fora da França, em Londres. Em 1886, Louis e seu filho Georges fizeram um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas. Após vários anos de desenvolvimento, George patenteou esse sistema revolucionário. Por ser um sistema tão efetivo, ele desafiou publicamente o grande mágico americano Harry Houdini a escapar do baú da Vuitton e de seu fecho. Houdini não aceitou o desafio, mas a eficácia do fecho é incontestável e usado até os dias de hoje.
Sucesso e o monograma
Louis Vuitton faleceu aos 60 anos em 1892 e Georges Vuitton, seu filho, assumiu a empresa, e posteriormente, em 1886 criaria o famoso monograma do L e V entrelaçados com as flores e que mais tarde virariam febre mundial e objeto de status nos quatro cantos do mundo.
Sobre a artista:
Yayoi Kusama é uma artista plástica escritora japonesa que carrega multidões de pessoas nas galerias onde ela passa e expõem suas artes. Conhecida por sua fixação em bolinhas, sofre uma patologia mental dês de sua infância, ela descreve que sempre foi atormentada por visões distorcidas que a fazem enxergar bolinhas e pontos em todos os lugares. Ela comenta que não tinha um bom relacionamento com sua mãe e por isso usava a arte como fuga da realidade e para mostrar para as pessoas como era o mundo que ela enxergava, aos 27 anos ela saiu do Japão foi para Nova York e acabou trabalhando com grandes nomes da arte moderna contemporânea. Depois disso ela participou de muitas apresentações com as suas artes, muitas dessas estão espalhadas pelo mundo todo, inclusive no Brasil no centro cultural Inhotim em Minas Gerais. Yayo foi uma das pioneiras no feminismo participando de protestos e manifestações feministas. Ela pintava o corpo nu de homens e mulheres em forma de protesto.
Suas obras são avaliadas em milhões batendo recordes principalmente por considerar que ela é uma artista viva. Imagina o casamento desses dois Louis Vuitton e Yayoi kusama, o primeiro trabalho em conjunto deles foi em 2012, quando Marc Jacobs diretor na época e pioneiro em colaborações artísticas e marcas de luxo, fez essa parceria se tornar um grande sucesso. Dez anos depois a Louis Vuitton anunciou a parceria pegando todo mundo de surpresa, a campanha começou sorrateiramente, onde alguns acessórios foram colocados no meio de desfiles e pequenos indícios de uma campanha fantástica começaram a aparecer.
Os detalhes acabaram passando despercebidos, estratégia essa que grandes marcas usam, a campanha está no ranking das grandes gerando ansiedade e expectativa no público. A campanha usou algumas das maiores modelos do mundo como Gisele Bündchen, Bella Hadid garantindo assim ainda mais visibilidade para a marca, outra estratégia é o grande investimento em tecnologia e áudio visual, que é percebido nas ruas em new York, vitrines físicas com robôs hiper-realistas com expressões faciais impressionantes que ganham o carinho do público que acabam divulgando em suas redes sociais. A loja física acabou virando uma verdadeira exposição de arte com detalhes riquíssimos, peças extremamente sofisticadas e diferenciadas.
Oque é campanha do Louis Vuitton?
A campanha engloba moda e arte, Louis Vuitton e Yayoi criaram juntos uma coleção icônica e com muito estilo, são bolsas, acessórios, looks e sapatos. É lindo de se ver, essa campanha está se tornando viral pelo mundo inteiro.
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