A partir da utilização de símbolos e cores da bandeira brasileira, a tendência de moda Brasil Aesthetic viralizou na internet.
O Brasil é a nova tendência de moda mundial? Se depender dos influenciadores e das redes sociais, é o que parece. Há alguns meses estamos vendo acontecer um resgate da estética brasileira pelo povo, e a moda vem sendo o principal veículo deste fenômeno. Desde 2014, o verde e o amarelo, a camisa da CBF e até a bandeira do Brasil estavam associadas a um lado da polarização política do país, o que fez com que uma parte significativa da população não se identificasse mais e deixasse de vestir esses símbolos.
Mas, com a aproximação da Copa do Mundo e das eleições, as cores de nossa bandeira estão passando por uma ressignificação, e aquilo que foi tão politizado durante anos, está aos poucos voltando para um lugar de amor ao próprio país e orgulho ao falar do Brasil. Apesar desse resgate da estética brasileira ter surgido, claro, entre os brasileiros, fashionistas, celebridades e influenciadores internacionais também estão aderindo aos símbolos da nossa nação.
Antes de falarmos sobre a ascensão da estética brasileira como tendência internacional do mundo da moda, é importante lembrarmos sua origem. Nas favelas e periferias, as camisas de time sempre foram objeto de desejo, principalmente as da CBF, e usadas mesmo durante a decadência do verde e amarelo. Não podemos colocar os símbolos nacionais do nosso país no âmbito de tendência, sem antes pontuar quem sempre os valorizou.
A marca carioca, PIÑA, foi uma das que sempre usou as cores e os símbolos nacionais em suas criações, fazendo questão de mostrar que o verde e amarelo não pertencem a um lado ou outro, e sim a todos os brasileiros. Recentemente, a marca apresentou sua nova coleção na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e ainda fez questão de questionar: “quem foi que disse que a bandeira não é nossa?”.
Voltando para o ponto do resgate e da ressignificação do verde e amarelo, os artistas brasileiros estão sendo vetores indispensáveis no desafio de popularizar novamente nossa bandeira. Nomes como Djonga e Anitta, fazem questão de trazer no peito o Brasil. Em um dos maiores shows internacionais de sua carreira, no Coachella, Anitta usou um look inteiro nas cores da bandeira, levando a estética brasileira mundo afora.
A Semana de Moda de Copenhagen, por exemplo, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de agosto, também mostrou como o Brazil Aesthetic está na moda. Isso porque, durante o evento, várias pessoas foram vistas usando chinelos Havaianas, calçados bem típicos do nosso país e que foram popularizados no exterior recentemente pela influenciadora Matilda Djerf.