Talvez você não tenha notado mas esses dois queridinhos que são marcados por serem leves, maleáveis e versáteis são clássicos marcados por grandes artistas como Michael Jackson e James Dean e além disso é tendência em marcas de luxo. Hoje nós da Maria Canela vamos te contar qual a diferença entre o loafer e mocassim para você nunca mais vai ficar em dúvida. Segue a leitura!
A palavra mocassim tem origem nas línguas nativas norte-americanas, o termo fazia referência a todo tipo de proteção dos pés usado pelos povos indígenas. Já o loafer (preguiçoso em inglês) surgiu graças a marca Spalding de New Hampshire nos EUA na década de 1930.
Esses dois fizeram maior sucesso com a estética Old Money (que tem relação com o quiet luxury e inclusive possuímos um artigo sobre o assunto) a relação deles com o mundo idílico das famílias ricas ficou ainda mais forte depois que a Brooks Brothers também começou a produzir o modelo (1957).
A primeira versão do sapato com borlas veio do ator Paul Lukas que fez o pedido para a fábrica Alden já a segunda surgiu com o “Gucci loafer” lançado em 1953, mesmo ano em que a marca italiana abriu sua primeira loja no país, na 58th Street, em Manhattan.
O rei do pop, Michael Jackson também marcou tendência e adotou os loafers com meias brancas como parte de seu estilo pessoal.
AGORA VAMOS PARA AS DIFERENÇAS?
O mocassim pode ter cadarço e é voltado para o estilo mais rústico casual. Possuí detalhes como fivelas, é marcado pela costura em forma de U e super combina com uma calça capri ou uma meia calça com blazer.
Já o loafer é marcado pela elegância aliada ao conforto, não possuí cadarço então é prático e se encaixa perfeitamente com um ambiente formal uma ótima opção com o sapato é a calça social ou até jeans.
Agora você já sabe a diferença entre os dois e pode arrasar ainda mais no look, até a próxima dica!!
crédito de imagens: getty images e site Maria Canela